Rondônia

SGC TV: Prefeito Léo Moraes destaca avanços em educação, infraestrutura e hospital universitário

Durante a entrevista, Léo Moraes, ressaltou os desafios enfrentados pela capital, considerada a pior do país em qualidade de vida


Imagem de Capa

Foto: Portal SGC

PUBLICIDADE

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, participou nesta segunda-feira (18) do programa Fala Rondônia e apresentou um balanço das principais ações da gestão municipal, com destaque para os avanços na educação, infraestrutura, saúde e para o projeto do hospital universitário da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Durante a entrevista, o chefe do Executivo municipal ressaltou os desafios enfrentados pela capital, considerada a pior do país em qualidade de vida segundo o Índice de Progresso Social. O prefeito destacou ainda que Porto Velho enfrenta graves problemas de saneamento, saúde e infraestrutura, agravados pela extensão territorial do município, que chega a atender inclusive moradores do Acre, Sul do Amazonas e países vizinhos como Bolívia, Haiti e Venezuela.

Hospital Universitário

Léo Moraes anunciou a assinatura do acordo de cooperação técnica entre Prefeitura, UNIR e Ministério da Educação, com apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para implantação do hospital universitário em Porto Velho.

Segundo o prefeito, o projeto representa "o início da realização de um sonho esperado há décadas pela população", uma vez que a capital é uma das poucas do país que ainda não conta com hospital municipal ou universitário. A iniciativa, de acordo com ele, vai garantir custeio, estrutura adequada e ampliação do atendimento médico.

Infraestrutura e saneamento

Na área de infraestrutura, o prefeito destacou ações de limpeza e desobstrução de canais e igarapés, além de obras emergenciais para melhorar a drenagem urbana. Ele explicou que Porto Velho cresceu de forma desordenada, o que agravou os problemas de alagamentos, mas ressaltou que intervenções técnicas já aumentaram a capacidade de escoamento da água em até 70% em algumas regiões.

Também anunciou que a capital apresentou projetos no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), incluindo uma proposta de R$ 200 milhões voltada para obras de drenagem e saneamento.

Educação e creche noturna

Entre as ações na educação, Léo Moraes destacou programas de alimentação escolar reforçada com frutas da agricultura familiar, tanto na zona urbana quanto na rural. Segundo ele, a medida ajuda a combater a evasão escolar e melhora o desempenho pedagógico dos estudantes.

Outro destaque foi a criação da primeira creche noturna do estado de Rondônia, que funcionará no bairro Morar Melhor, na Zona Sul, e atenderá famílias que trabalham em horários alternativos. A proposta deve ser expandida para outras regiões da cidade.

Concurso público e novas ações

O prefeito também confirmou que a Prefeitura lançará, entre dezembro e janeiro, o edital de concurso público para diversas áreas. Ao final da entrevista, Moraes destacou entregas já realizadas, como a redução da tarifa do transporte coletivo, que passou de uma das mais caras do país para a mais barata entre as capitais brasileiras ,a ampliação do programa "Corujão da Saúde" e a unidade Rafael Vaz e Silva, com mais de 24 especialidades médicas. "Realizamos muitas entregas em pouco tempo e vamos fazer muito mais. Nosso compromisso é virar a chave e transformar Porto Velho", finalizou o prefeito.

Portal SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia