Rondônia

Obras de duplicação da BR-364 avançam na saída de Ji-Paraná para Ouro Preto D’Oeste

Com mais de R$ 37 milhões investidos por meio do ex-senador Acir Gurgacz, Ji-Paraná já começa a sentir os efeitos positivos das intervenções


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Terraplanagem

Tiago Love

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Ji-Paraná (RO) — As obras de duplicação da BR-364, na saída de Ji-Paraná em direção a Ouro Preto D’Oeste, seguem em ritmo acelerado e entraram em uma nova etapa com o início da análise de solo — fase considerada essencial para os serviços de terraplanagem e pavimentação. A intervenção é executada pelo Consórcio Carajás, sob supervisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

De acordo com o engenheiro-chefe da obra, César Vecchi, essa é a fase mais delicada e demorada da duplicação, representando cerca de 80% do tempo total previsto para a conclusão. O processo envolve estudos detalhados de base, drenagem e verificação da consistência do solo.

Projeto e investimentos

O projeto prevê a construção de duas pistas em cada sentido, separadas por barreira de concreto, totalizando uma largura aproximada de 10,5 metros. Também está prevista a construção de um viaduto no entroncamento com o anel viário. O investimento total ultrapassa R$ 37 milhões, provenientes de emenda de bancada articulada pelo ex-senador Acir Gurgacz.

Divisão da obra

A duplicação foi dividida em dois segmentos:

Segmento 1: trecho de 1,4 km entre os km 337 e 338 (saída para Presidente Médici), já concluído;

Segmento 2: aproximadamente 5 km entre os km 347 e 351 (saída para Ouro Preto D’Oeste), atualmente em execução.

A construção do viaduto deverá começar em até 45 dias. A previsão oficial de entrega do Segmento 2 é dezembro de 2026, mas o consórcio responsável trabalha com a meta de conclusão antecipada para julho do mesmo ano.

Infraestrutura e mobilidade

Durante o período chuvoso do inverno amazônico, os trabalhos de pavimentação serão temporariamente suspensos, mas as obras do viaduto devem continuar normalmente. Atualmente, cerca de 50 trabalhadores estão mobilizados na frente de serviço, que enfrenta dificuldades operacionais devido à escassez de mão de obra especializada.

Uma usina de asfalto, com capacidade de produção de 60 toneladas por hora, está em fase final de instalação e deve entrar em operação nos próximos 45 dias. Isso permitirá o início da pavimentação em trechos que já estão recebendo materiais como areia e seixo para a formação da sub-base.

Impacto regional

Com mais de R$ 37 milhões aplicados, Ji-Paraná — o segundo maior município de Rondônia — já sente os primeiros impactos positivos da duplicação, como a melhoria no fluxo de veículos no trecho já finalizado.

O projeto também contempla obras complementares, incluindo vias laterais, trevos de acesso, contornos, além de nova sinalização e iluminação pública. O objetivo é melhorar a mobilidade urbana e intermunicipal, especialmente para o tráfego pesado de caminhões, aumentando a segurança e a fluidez da rodovia.

Leandro Pereira/Portal SGC



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