Rondônia

Concursos públicos em Rondônia passam a ter novas regras

Lei sancionada por Marcos Rocha já está em vigor e pode impactar certames em andamento e futuros


Imagem de Capa

Reprodução

PUBLICIDADE

O governador Marcos Rocha (UB) sancionou a lei que altera as regras para concursos públicos em Rondônia. A norma, aprovada pela Assembleia Legislativa e publicada no Diário Oficial na última quarta-feira (10), já está em vigor e traz mudanças que afetam tanto os processos seletivos em andamento quanto os que ainda serão realizados.

O que muda nos concursos

De acordo com a nova legislação, os concursos poderão contar com etapas adicionais, além da tradicional prova objetiva. Os editais passam a ter autorização para incluir provas discursivas, avaliações psicológicas, análise de títulos, testes físicos ou outros tipos de exame considerados necessários pela administração pública.

Prova objetiva

A prova objetiva deverá ter, no mínimo, 50 questões de múltipla escolha. Desse total, metade (25) será obrigatoriamente voltada ao conteúdo específico do cargo escolhido pelo candidato.

Prova discursiva

  • Nos casos em que houver prova discursiva, o candidato só seguirá no processo seletivo se:
  • alcançar a nota mínima para aprovação na prova objetiva;

atingir pelo menos 50% da pontuação total da prova discursiva.

Alteração na lei de concursos

As mudanças atualizam o artigo 5º da Lei nº 749/1997, que trata da forma de organização dos concursos públicos em Rondônia, definindo o tipo de provas e os critérios de avaliação em cada etapa do processo seletivo.

Portal SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia