A população de Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena foram surpreendidas, na tarde deste sábado (20), com a emissão de um alerta sonoro e notificações em celulares, parte da primeira demonstração oficial do Defesa Civil Alerta em Rondônia.
O aviso, disparado às 14h20, chegou a milhares de dispositivos compatíveis, inclusive com o som acionado mesmo em aparelhos que estavam no modo silencioso. A ação teve como objetivo apresentar à população o funcionamento do sistema de emergência, que será utilizado em situações reais de risco, como enchentes, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e outros desastres naturais.
Segundo a Defesa Civil, a demonstração marcou a entrada do estado na rede nacional de alertas, coordenada em parceria com o governo federal, a Defesa Civil Nacional, a Anatel e as Defesas Civis estaduais e municipais.
O sistema, já em funcionamento em regiões do Sul e Sudeste do país desde 2024, deve ser ampliado até o final de 2025 para todo o Norte e Centro-Oeste. O objetivo é garantir que mais pessoas recebam informações rápidas e confiáveis em caso de emergência, aumentando a capacidade de autoproteção da população.
Conforme as orientações, o alerta aparece sobreposto ao conteúdo acessado no celular e, dependendo da gravidade da situação, é acompanhado de um sinal sonoro semelhante ao de uma sirene.
Como ativar ou desativar os alertas no iPhone
Como ativar ou desativar os alertas no Android
(as opções podem variar um pouco de acordo com a marca e modelo do celular)
Taylor Cardoso - Portal SGC