Reprodução
Um pastor evangélico foi detido após invadir um Centro de Umbanda em São Francisco do Guaporé (RO) e destruir diversos objetos sagrados. O episódio ocorreu na última quarta-feira (17) e está sendo investigado pela Polícia Civil como um ato de intolerância religiosa.
O invasor, conhecido como Antônio, entrou no espaço religioso com uma Bíblia em mãos, fez uma oração e, em seguida, começou a quebrar imagens e outros itens utilizados nos rituais. A cena foi gravada por uma cuidadora do centro.
Alécio Pereira dos Santos, o pai de santo responsável pela casa, tentou conversar com o pastor, mas decidiu chamar a Polícia Militar para evitar um confronto. A polícia chegou rapidamente e conduziu Antônio à delegacia.
Após prestar depoimento, o pastor foi liberado, mas pode ser responsabilizado por intolerância religiosa, invasão de domicílio e dano ao patrimônio.
Esse caso levanta questões sobre o respeito à liberdade religiosa e destaca o crescimento da intolerância contra religiões de matriz africana no Brasil, uma prática que é considerada crime pela legislação vigente.
Portal SGC