As famílias faltantes na última vigência do ano precisam se regularizar
Ilustrativa
Ao menos 1,5 mil titulares do programa federal ‘Bolsa Família’ no município de Ji-Paraná, podem ficar sem receber o benefício ainda neste ano. A informação foi prestada pelo o coordenador da Unidade Central de Acompanhamento (UCA), Oziel Malheiros. O motivo seria o não comparecimento para atender às condicionalidades.
Segundo o coordenador, esses titulares não compareceram para a realização do acompanhamento, em especial, as crianças e até grávidas. "Caso essas pessoas não compareçam, além da suspensão do pagamento do benefício, o cadastro do titular pode até mesmo ser cancelado", alertou. Em Ji-Paraná, os beneficiários do ‘Bolsa Família’ contam com vários pontos de atendimento, entre os quais, a Unidade Central de Acompanhamento (UCA), os distritos de Nova Londrina e Nova Colina e aldeias indígenas. O município conta com mais de 14 mil famílias cadastradas e, nessa 2ª vigência o índice de atendimento passou dos 85%.
Condicionalidades
Pelas regras do programa a pessoa cadastrada deve cumprir compromissos (condicionalidades) nas áreas de saúde e educação, sendo elas: Acompanhamento Nutricional (Crianças de até sete anos), peso, altura e atualização da carteira de vacinação; Pré-natal e exame preventivo (Papanicolau). Na área da Educação: Manter frequência escolar das crianças (60% para crianças de 4 a 5 anos de idade e 75% para jovens de 6 a 17 anos de idade). As famílias também devem manter seus dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) e comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) sempre que solicitado. O não cumprimento dessas regras pode levar a advertências, bloqueio e, eventualmente, ao cancelamento do benefício.
J Nogueira/PortalSGC