A Central de Vagas foi instalada no prédio da Secretaria de Educação
Arquivo
O município de Ji-Paraná, localizado na região central do Estado é o primeiro a implantar o serviço de Central de Vagas para creches e escolas da cidade. A ação foi sugerida pelo Tribunal de Contas (TCE) e aceita pela a equipe gestora da Secretaria de Educação (Semed). Informou o advogado e titular da pasta, Robson Casula.
Robson Casula explicou que a Central de Vagas é um mecanismo, primeiramente, criado no Estado do Paraná, mais precisamente em Londrina. Em Rondônia, ele foi difundido pelo Tribunal de Contas de do Estado (TCE) e tem por finalidade criar dispositivo para facilitar o processo de matrícula.
Para usar a Central de Vagas o pai, mãe e/ou responsável pelo estudante, primeiro, precisa acessar o site da prefeitura e localizar o ícone Central de Vagas para agendar o seu agendamento com local e horado atendimento. "A pessoa acessa o site, encontra o link da e faz o seu próximo agendamento" explicou Robson Casula.

Robson Casula é advogado e Secretário de Educação em Ji-Paraná (Arquivo)
O segundo passo é procurar a Secretaria de Educação (Semed), localizada na Rua Almirante Barroso com a Rua JK no Bairro Casa Preta, primeiro distrito, onde tem um espaço disponibilizado especialmente preparado para o devido atendimento. No local, o servidor (a), recebe toda a documentação necessária para garantir a vaga do estudante (creche ou escola).
No caso de Ji-Paraná, ampliou esse dispositivo também para o ensino do pré-escolar, tendo sido bem recebida pelo Tribunal de Contas. "A Central de Vagas chega para facilitar todo o processo da matrícula. Elimina filas, perda de tempo e evita que pessoas pernoitem em portas de escolas ou creches do município. Outro ponto importante é a equidade, ou seja, nivela o tratamento para todos, de forma igual" afirmou. O atendimento na Central de Vagas na sede da secretária é das 7h30 às 13h30.
J Nogueira/PortalSGC