A cidade de Porto Velho celebrou, nesta quinta-feira, os 111 anos de instalação do município com uma programação especial voltada à valorização da sua história, cultura e identidade. O objetivo foi reforçar o sentimento de pertencimento da população, destacando as conquistas atuais enquanto mantém viva a memória da coragem e determinação dos primeiros pioneiros.
As atividades começaram nas primeiras horas da manhã. Os participantes puderam conhecer a história da cidade de duas formas: em um passeio a pé com guia de turismo, que detalhou acontecimentos históricos, e através de um bike tour que reuniu cerca de 150 ciclistas em um trajeto por pontos importantes.

Augusto Soares/ Leandro Morais
Para a secretária adjunta da Semtel, a programação foi pensada para integrar esporte, memória histórica, união e reconhecimento, transformando a data em uma vivência coletiva. "Ao integrar esporte, memória histórica, união e reconhecimento, a programação do dia da instalação do município transforma a data em uma vivência coletiva. Um dia para percorrer a cidade, lembrar de onde Porto Velho veio, valorizar quem ajudou a construí-la principalmente com um olhar para o futuro", afirmou.
O passeio ciclístico terminou no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, local de grande significado histórico. No local, houve um momento simbólico com a locomotiva 18 em funcionamento, o hasteamento da bandeira de Porto Velho, a execução do hino municipal e um café da manhã regional. O evento também incluiu a entrega da Comenda Madeira-Mamoré, uma homenagem aos pioneiros da cidade.
A programação prosseguiu durante a tarde com o tradicional passeio de litorina e o retorno do passeio de barco considerado patrimônio cultural da cidade. O secretário municipal destacou a importância da data. "Hoje a gente resgata a nossa memória e valoriza quem construiu nossa história", disse o secretário, reforçando o espírito da celebração.
Moradores que participaram das atividades destacaram a importância de unir conhecimento e atividade física. "É importante para todos conhecer a história. Já é um motivo para fazer atividade física", comentou uma das participantes, refletindo o sentimento de integração proposto pela data.
Samara Santos - Portal SGC