O concurso público da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) passou por sua quarta alteração desde o início do processo seletivo. A mudança, publicada no Diário Oficial do dia 29 de janeiro, ajusta a pontuação das questões de História e Geografia de Rondônia, que passam a valer 1,5 ponto cada. As regras atualizadas estão nos itens 9.6.1.2 e 9.9.2.2 do edital.
O certame, organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recebeu 35.820 inscrições. A disputa é mais acirrada para o cargo de consultor legislativo, onde 1.107 candidatos concorrem a uma única vaga. Na sequência, o cargo de assistente legislativo registrou 20.779 inscritos para 74 vagas, uma média de 280 candidatos por vaga. O cargo com menor concorrência é o de técnico em eletrônica, com 35 inscritos para uma vaga.
As provas objetivas e discursivas estão marcadas para o dia 8 de fevereiro de 2026. A avaliação terá provas objetivas com 70 ou 80 questões, conforme o cargo. A organização reforça a necessidade de os candidatos conferirem com antecedência o local de prova em seu cartão de confirmação de inscrição, para evitar atrasos e contratempos no dia do exame.
Rosinaldo Guedes - Portal SGC