Rondônia

Porto Velho apresenta projeto de políticas baseadas em evidências em fórum internacional de saúde

Capital é a única representante da Região Norte a compartilhar experiências sobre gestão pública baseada em evidências científicas


Imagem de Capa

Portal SGC

Instagram Facebook Youtube Twitter

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
PUBLICIDADE

Porto Velho ganhou destaque no cenário nacional ao apresentar os resultados da implantação das Políticas Informadas por Evidências (PIE) durante o IV Fórum Internacional em Políticas Informadas por Evidências. O evento, realizado de forma virtual, reuniu gestores, pesquisadores e profissionais da saúde para discutir a utilização do conhecimento científico na formulação de políticas públicas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa foi apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que representa a única cidade da Região Norte selecionada para integrar o projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Porto Velho passou a integrar o programa em 2024, após ter um projeto selecionado entre 77 propostas inscritas em todo o país. Apenas oito municípios foram escolhidos para participar da iniciativa.

O processo de implantação foi oficializado em fevereiro de 2025, com a criação do Grupo Condutor Municipal, responsável pela elaboração do diagnóstico institucional e pela construção do Plano de Institucionalização das Políticas Informadas por Evidências, concluído em dezembro do mesmo ano.

A apresentação da experiência do município foi conduzida pela enfermeira Angelita Mendes, mestre em Educação e integrante do Grupo Condutor da Semusa.

> "A aplicação de evidências científicas subsidia a gestão, permitindo tomadas de decisão estruturadas e alinhadas às demandas locais", explicou.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Sandra Cardoso, utilizar dados científicos na gestão pública permite direcionar melhor os investimentos e aumentar a eficiência dos serviços.

> "Cada recurso investido passa a ser aplicado em soluções com eficácia comprovada, proporcionando diagnósticos mais rápidos, tratamentos mais seguros e melhor utilização dos recursos do SUS."

O prefeito Léo Moraes destacou que o reconhecimento obtido pela capital demonstra o avanço da gestão baseada em planejamento e ciência.

> "Ser o único representante da Região Norte em um fórum internacional demonstra que Porto Velho tem fortalecido políticas públicas mais eficientes, responsáveis e voltadas às necessidades da população."

O IV Fórum Internacional em Políticas Informadas por Evidências reuniu especialistas do Brasil e do exterior e teve como foco o aprimoramento de ferramentas que auxiliam gestores na tomada de decisões, como sínteses de evidências científicas e planos de melhoria para qualificar os serviços prestados pelo SUS.

Com a participação no evento, Porto Velho reforça sua atuação na construção de políticas públicas baseadas em dados científicos, buscando tornar a gestão da saúde mais eficiente e melhorar o atendimento oferecido à população.


Portal SGC


Mais lidas de Rondônia veja mais
Últimas notícias de Rondônia veja mais