Rondônia

Dia do Orgulho Autista em Porto Velho reforça inclusão e combate ao preconceito contra pessoas com TEA

Prefeitura destaca ações de acolhimento, conscientização e fortalecimento de políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista


Imagem de Capa

Portal SGC

Instagram Facebook Youtube Twitter

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), reforçou a importância do Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho. A data é voltada à conscientização, valorização e promoção do respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa busca ampliar o debate sobre o autismo para além das limitações, destacando também as potencialidades, habilidades e contribuições das pessoas autistas para a sociedade. O objetivo é fortalecer a inclusão, ampliar o acesso a direitos e combater o preconceito ainda presente no cotidiano.

No município, a gestão municipal afirma que tem desenvolvido ações voltadas ao acolhimento de pessoas neurodivergentes e suas famílias. Por meio da Semias, são promovidos diálogos com movimentos sociais, associações e grupos representativos, além do fortalecimento da rede de proteção social.

Essas ações buscam garantir mais acessibilidade, autonomia e qualidade de vida, ampliando o acesso a políticas públicas e serviços essenciais.

O secretário municipal de Inclusão e Assistência Social, Paulo Afonso, destacou que a data representa um momento de reflexão e compromisso com a inclusão.

Segundo ele, o reconhecimento das diferenças é fundamental para o avanço de uma sociedade mais justa. Ele reforça ainda a importância de assegurar direitos e ampliar a participação das pessoas autistas em todos os espaços sociais.




Mais lidas de Rondônia veja mais
Últimas notícias de Rondônia veja mais