O Brasil alcançou a menor taxa de analfabetismo dos últimos anos. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, em 2025, cerca de 8,4 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais eram analfabetos, ou seja, não sabiam ler nem escrever um simples bilhete.
O número representa 4,9% da população nessa faixa etária e marca a primeira vez, desde 2016, que a taxa de analfabetismo fica abaixo de 5% no país.
Segundo especialistas, o resultado é reflexo de políticas públicas voltadas à alfabetização e à permanência dos estudantes na escola. Para a professora de Língua Portuguesa Magda Hussein, os investimentos na educação básica e o fortalecimento do ensino da língua portuguesa têm contribuído para a redução do analfabetismo.
Apesar do avanço, os desafios permanecem. A professora destaca que muitos estudantes ainda apresentam dificuldades de aprendizagem, especialmente na interpretação de textos, habilidade considerada essencial para o desenvolvimento acadêmico, profissional e social.
A estudante Samara Santos também ressalta que a leitura vai além da decodificação das palavras e está diretamente ligada ao desenvolvimento da capacidade de compreensão, análise e pensamento crítico.
Entre as ações apontadas como fundamentais para reduzir ainda mais os índices de analfabetismo estão os programas de incentivo à leitura e as políticas que garantem a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social nas escolas.
A professora defende ainda uma atuação conjunta entre escola, família e poder público para fortalecer o processo de aprendizagem desde os primeiros anos da educação básica, ampliando as oportunidades de alfabetização e contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no país.
Samara Santos - Portal SGC