Dirceo Chitollina/Google Maps
Uma criança de 10 anos foi levada às pressas para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após sofrer uma reação alérgica grave durante o horário escolar. A mãe da criança, Queila Shocknesss, relatou que a menina, que possui alergia severa à proteína do leite de vaca, começou a passar mal na Escola Estadual de Ensino Fundamental Franklin Delano Roosevelt, na última sexta-feira (22).
Ao chegar à escola após ser chamada pela diretoria, Queila encontrou sua filha com uma aparência roxeada e a boca com aspecto "preto". A criança foi imediatamente levada ao Hospital Cosme e Damião, onde sofreu paradas cardíacas e precisou ser reanimada.
Devido à gravidade da situação, a menina foi entubada e transferida para uma UTI em um hospital particular de Porto Velho. A mãe da criança ressaltou que a escola tinha conhecimento da condição alérgica da filha e que um laudo com instruções específicas havia sido fornecido aos responsáveis. Além disso, a criança sempre carregava consigo medicamentos antialérgicos.
Apesar disso, a direção da escola não conseguiu informar os ingredientes da merenda do dia, que, segundo eles, era macarronada. Até o momento, não foi possível obter uma resposta do hospital onde a criança está internada nem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O caso foi registrado na Polícia Civil de Porto Velho, e a Defensoria Pública da União do Estado de Rondônia (DPE-RO) também foi acionada para investigar o ocorrido.