Saúde

Fiscalização do TCE-RO identifica falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Problemas de infraestrutura e segurança foram constatados em inspeção realizada pelo Tribunal de Contas


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Uma fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) em unidades públicas de saúde de Porto Velho, no domingo (19), apontou falhas relacionadas à segurança e infraestrutura. Entre os problemas identificados estão casos de agressão física contra profissionais de saúde e a falta de exames.

Três unidades foram inspecionadas: as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das zonas Leste e Sul, e a Policlínica Ana Adelaide. Durante as vistorias, os auditores constataram equipamentos inoperantes, ausência de exames clínicos e ocorrências de violência contra os profissionais durante os atendimentos.

Apesar das irregularidades, o TCE-RO destacou melhorias em relação à última vistoria realizada em 6 de janeiro deste ano. Foram observadas condições mais adequadas, como ambientes mais limpos, escalas de profissionais adequadas e melhor fluxo de atendimentos.

Além das inspeções, o Tribunal notificou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) sobre as constantes alagações no Hospital João Paulo II, causadas por problemas estruturais. Recentemente, parte do teto da unidade desabou durante uma chuva, levando os funcionários a utilizarem lençóis para proteger equipamentos eletrônicos da água.

LEIA TAMBÉM:

Portal SGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde