Norovírus: mais de 200 pessoas são infectadas em cruzeiro
Reprodução
Mais de 200 passageiros e tripulantes do cruzeiro Queen Mary 2, da Cunard Line, foram infectados por norovírus durante a viagem rumo a Nova York.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, 224 dos 2.538 passageiros, além de 17 membros da tripulação, relataram sintomas da infecção estomacal.
O navio partiu de Southampton, na Inglaterra, em 8 de março, e segue para Nova York antes de continuar viagem pelo Caribe.
A jornada termina em 6 de abril, deixando os passageiros ainda a bordo enquanto o surto se desenrola.
"Tivemos um pequeno número de hóspedes a bordo do Queen Mary 2 que relataram sintomas de doença gastrointestinal. Continuamos monitorando de perto os hóspedes e, como precaução, concluímos uma limpeza profunda e abrangente do navio e imediatamente ativamos nossos protocolos aprimorados de saúde e segurança, que estão se mostrando eficazes", informou um porta-voz da Cunard ao jornal USA Today.
Outro cruzeiro, o Seabourn Encore, da Seabourn Cruise Line, também enfrenta um surto de norovírus. Até o momento, 12 dos 461 hóspedes e 22 dos 405 tripulantes apresentaram sintomas da infecção.
A viagem desse navio se estende até 9 de abril. Conforme o CDC, todos os infectados em ambas as embarcações foram isolados para conter a propagação do vírus.
O que é o norovírus?
O norovírus é um vírus transmitido por meio da água e alimentos contaminados ou pelo contato com pessoas infectadas. A doença é extremamente contagiosa, podendo provocar quadros de diarreia e outros problemas gastrointestinais.
A doença tem incubação curta, ou seja, os sintomas podem aparecer poucas horas após a infecção. Eles incluem febre, calafrios, náuseas, vômitos e diarreia. Os pacientes também podem ter dor abdominal, dores musculares, cansaço e dor de cabeça.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do WhatsApp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
metrópoles