Rondônia

Marinha do Brasil divulga dados de sondagem do Rio Madeira durante período de seca

Comando do 9º Distrito Naval atualiza informações sobre trechos críticos do rio para garantir navegação segura na Amazônia Ocidental.


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/MArinha do Brasil

PUBLICIDADE

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º Distrito Naval, está em ação para garantir a segurança da navegação no Rio Madeira durante o período de seca na Amazônia Ocidental. Através do Aviso Hidroceanográfico (AvHoFlu) "Rio Solimões", a Marinha realizou sondagens em trechos críticos do rio, com os dados já disponíveis para a comunidade marítima e fluviária.

As plantas batimétricas resultantes desse levantamento hidrográfico, iniciado em 3 de julho, foram analisadas pelo Centro de Navegação e Hidrografia do Noroeste (CHN-9). Esses dados podem ser acessados nos sites da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental e da Capitania Fluvial de Porto Velho.


O principal objetivo da sondagem, que continuará até 20 de setembro, é definir rotas seguras para as embarcações que transitam pelo Rio Madeira durante a seca. Além disso, a Capitania Fluvial de Porto Velho monitora constantemente o nível do rio e emite portarias com as restrições de navegação necessárias.

Para enfrentar os desafios da seca em 2024, o Comando do 9º Distrito Naval implementou um Plano de Ação que inclui medidas logísticas e operacionais para preparar seus navios, lanchas e aeronaves para atuar em pontos críticos. O plano também contempla o uso das Capitanias e Agências na mitigação dos impactos da seca, reforçando a presença e o monitoramento dos rios e lagos. Se necessário, esses recursos poderão ser empregados no combate a incêndios florestais ou no transporte emergencial de alimentos e materiais.

Portal SGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia