Foto: Imagem ilustrativa/Reprodução/MAPA
Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um alerta nesta sexta-feira, 21, sobre a proibição da venda de duas marcas de azeite: Doma e Azapa. Segundo o governo, as duas foram desclassificadas por fraude.
Ao todo, 30,9 mil litros do produto foram recolhidos pelas autoridades após a inspeção do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov).
Nas amostras analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), foram encontrados outros tipos de óleos vegetais na composição dos azeites, uma prática que é considerada ilegal, segundo a Instrução Normativa nº 01/2012. A regra regulamenta os padrões de identidade e qualidade do azeite de oliva.
A comercialização desses produtos configura uma infração, e os estabelecimentos que mantiverem tais itens à venda poderão ser responsabilizados.
O Mapa reforça que os consumidores que adquiriram essas marcas devem buscar a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos, segundo o ministério, podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, indicando o local de compra.
Os azeites de oliva estão em segundo lugar entre os produtos mais fraudados do mundo, atrás apenas do pescado. Entre os motivos, estão o valor agregado, a alta apreciação e demanda superior à oferta.
Portal Terra