Anna Moneymaker/Getty Images
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump determinou ao pesquisador de sua confiança, que atuou na última campanha eleitoral, que fizesse um mapeamento sobre a situação política no Brasil. A pesquisa interna já circula na Casa Branca e tem foco na percepção dos brasileiros sobre diferentes assuntos e personalidades: Lula, Bolsonaro, Alexandre de Moraes, Elon Musk e Eduardo Bolsonaro.
Trump costuma se munir de pesquisas, sobre diferentes assuntos, antes de tomar decisões estratégicas. O levantamento encomendado aponta que Bolsonaro venceria Lula numa disputa presidencial: 43% a 40%.
Visto como alternativa ante a inelegibilidade do pai, Eduardo Bolsonaro também levaria a melhor sobre o presidente, segundo a pesquisa: 41% a 40%. O que mostraria uma capacidade de transferência de votos do ex-mandatário para o filho. Ambas as situações configuram empate técnico, uma vez que a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
A pesquisa interna também apontou que 29% dos brasileiros entrevistados acreditam que Jair Bolsonaro violou a lei, contra 31% que avaliam que o ex-presidente não feriu a legislação. Já 22% não souberam dizer se Bolsonaro violou a lei, mas consideraram que uma eventual prisão do ex-mandatário seria "exagerada". Outros 18% não opinaram.
Trump de olho no atrito entre Moraes e Musk
O mapeamento apontou que Alexandre de Moraes é rejeitado por 47% dos entrevistados. Elon Musk, por sua vez, foi rejeitado por 38% dos entrevistados.
O levantamento interno apontou ainda que 74% dos entrevistados acreditam que o Brasil "está na direção errada". A pesquisa foi feita há cerca de um mês, entre os dias 18 e 25 de fevereiro, por telefone [humanos perguntando, e não mensagens automáticas].
Não há informações de quantos/quais estados foram consultados.
Metrópoles