Brasil

Brasil envia à Venezuela equipe especializada em resgate para apoiar buscas após terremoto

Também serão levados uma caminhonete e dez toneladas de materiais e equipamentos


Imagem de Capa

Instagram Facebook Youtube Twitter

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS
PUBLICIDADE

Para ajudar nas ações de busca e salvamento das vítimas do terremoto de grande magnitude ocorrido na noite de quarta-feira (24/6), na Venezuela, técnicos brasileiros embarcam para o país vizinho nesta sexta-feira (26/6). Coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a missão humanitária internacional contará com agentes de proteção e defesa civil, bombeiros militares e representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o diretor do Departamento de Preparação e Socorro (DPS) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e coordenador da operação, Armin Braun, o objetivo é iniciar a atuação imediatamente. "Estamos indo com bombeiros especializados em resgates em estruturas colapsadas, além de cães treinados. São militares do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Também levaremos técnicos da Anatel para ajudar na identificação de celulares que ainda possam estar ligados, o que vai auxiliar nas operações de busca", detalhou.

Até o momento, serão enviados três servidores da Sedec, quatro da Anatel e 37 bombeiros militares, além de uma caminhonete e dez toneladas de materiais e equipamentos.

Na Venezuela, as autoridades locais realizam levantamentos para avaliar a real extensão dos danos e contabilizar possíveis vítimas. Até esta quinta-feira (25/6), segundo o governo venezuelano, o terremoto deixou ao menos 188 mortos e 1.520 feridos. As equipes de resgate continuam atuando nas áreas mais atingidas, e o número de vítimas pode aumentar à medida que avançam as operações de busca.

Abalo sentido no Brasil

O epicentro do terremoto foi registrado na Venezuela, mas os impactos foram sentidos em alguns estados da Região Norte do Brasil, como Pará, Amazonas, Amapá e Roraima. O abalo provocou oscilações em edificações mais altas, assustando os moradores. Em Belém (PA), as autoridades agiram preventivamente e evacuaram seis prédios para a realização de inspeções técnicas, que já foram concluídas, permitindo a liberação dos imóveis. Apesar do susto, não houve registro de mortes, feridos ou danos estruturais significativos em território brasileiro.

Agência Gov


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Brasil veja mais
Últimas notícias de Brasil veja mais