Divulgação/Sepror
O Governo do Amazonas adquiriu, nesta terça-feira (22/04), mais de 25 toneladas de alimentos de 16 produtores rurais do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), como parte das ações da Operação Cheia 2025. Os agricultores, que atuam em áreas de várzea, estão entre os mais afetados pela cheia dos rios na região.
A iniciativa integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, executado no estado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O investimento foi de aproximadamente R$120 mil.
Entre os alimentos comprados diretamente dos produtores estão abóbora de leite, macaxeira, maracujá e banana, que serão doados a entidades socioassistenciais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional.
Segundo o secretário da Sepror, Daniel Borges, só em abril, produtores de outros cinco municípios afetados pela cheia também foram contemplados. "Estamos comprando os alimentos por um valor justo, priorizando aqueles que residem em áreas alagadas. Seguimos a orientação do governador Wilson Lima de agir por quem mais precisa", afirmou.
Ao todo, o PAA deve beneficiar 61 municípios amazonenses, com a participação de cerca de 3,4 mil produtores rurais. A operação é mais uma resposta do Governo do Estado aos impactos causados pela cheia, promovendo segurança alimentar e fortalecendo a agricultura familiar.
Karol Santos - Portal SGC