Amazonas

Secretário da Sedurb destaca ações de reassentamento durante abertura de Encontro Nacional da Defesa Civil

Marcellus Campêlo foi homenageado com medalha de mérito por atuação em projetos que reduzem riscos e promovem a segurança em áreas vulneráveis


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

Na abertura do 1º Encontro do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil 2025 (Congepdec), realizada nesta quarta-feira (23/04) no Centro Cultural Povos da Amazônia, zona sul de Manaus, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, destacou as ações de reassentamento realizadas pelo Governo do Amazonas. A iniciativa tem como objetivo principal mitigar riscos em áreas de vulnerabilidade, protegendo comunidades sujeitas a alagamentos, deslizamentos e outras ocorrências relacionadas à ocupação urbana desordenada.

Durante o evento, que segue até sábado (26/04) e reúne autoridades, especialistas e pesquisadores de todo o país, Marcellus foi agraciado com a medalha "Mérito de Proteção e Defesa Civil Dra Rosemary Costa Pinto", em reconhecimento à sua contribuição para a gestão de riscos e fortalecimento da resiliência comunitária no estado.

O governador Wilson Lima participou da abertura de forma virtual. Em sua fala, Campêlo destacou a parceria entre a Sedurb e a Defesa Civil, voltada especialmente às ações em áreas de risco. "Os programas e projetos desenvolvidos têm como foco retirar famílias de situações de vulnerabilidade, reassentando-as em locais seguros. Nosso compromisso é com a proteção da vida e a promoção da dignidade, em alinhamento com as diretrizes do governador Wilson Lima", afirmou o secretário.

Marcellus está à frente de projetos estratégicos como o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamim+), o Programa de Saneamento Integrado (Prosai) concluído em Maués e em andamento em Parintins, e o programa Amazonas Meu Lar. As iniciativas envolvem obras de urbanização, habitação e saneamento, além do reassentamento de famílias, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável e a redução de vulnerabilidades sociais e ambientais.

As ações coordenadas pela Sedurb e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) têm fortalecido a capacidade de resposta do Estado diante de desastres naturais e ampliado a segurança de comunidades em áreas de risco, consolidando políticas públicas alinhadas à proteção social e ao planejamento urbano responsável.

Sobre a medalha

Instituída pelo Decreto nº 43.155/2020, a medalha Mérito de Proteção e Defesa Civil Dra Rosemary Costa Pinto reconhece profissionais e personalidades que contribuem de forma significativa para a gestão e o fortalecimento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil do Amazonas, com foco na resiliência, gestão de riscos e segurança das populações vulneráveis.

Karol Santos - Portal SGC

Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas