Amazonas

Motociclistas participam de pit stop educativo em Manaus durante a campanha Maio Amarelo

A ação promovida pela Abraciclo e Detran-AM destaca a importância de atitudes conscientes no trânsito com o tema "Desacelere. Seu bem maior é a vida"


Imagem de Capa

Breno França

PUBLICIDADE

A campanha Maio Amarelo começou com uma ação educativa voltada para motociclistas, realizada nesta terça-feira (13) no SESI Clube do Trabalhador, na Zona Leste de Manaus. A atividade foi promovida pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), em parceria com o Detran-AM e apoio da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).


O objetivo do evento é conscientizar os condutores sobre atitudes seguras no trânsito, especialmente os motociclistas — que representam uma parcela significativa dos acidentes graves nas vias urbanas.

O pit stop ofereceu diversas atividades educativas e interativas. Um dos destaques foi o uso de simuladores que mostraram os riscos da imprudência. No simulador de equilíbrio, os participantes percorriam um trajeto entre cones segurando um guidão. Primeiro, de forma rápida; depois, em velocidade reduzida, para perceberem os riscos de uma condução acelerada. Já os óculos com simulação de embriaguez mostraram como o álcool altera a percepção e prejudica a direção.


"Estamos aqui no lançamento do Maio Amarelo ao lado do Detran e da Abraciclo. O tema desse ano, 'Desacelere', mostra que a vida está acima da nossa pressa de chegar. A mudança começa em casa, com a forma como nos preparamos para sair e encarar o trânsito", destacou Édson Leda, vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Além das dinâmicas, os participantes também assistiram a palestras, receberam orientações sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), aprenderam sobre frenagem segura e a importância de evitar os pontos cegos dos veículos. Técnicos também realizaram inspeções em pneus e freios das motocicletas.

Para o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, o trânsito ainda é um dos principais responsáveis por mortes no país, e só com a união de esforços será possível mudar esse cenário.


"O trânsito mata mais de 36 mil pessoas por ano no Brasil. E 99% dos acidentes acontecem por imprudência. Precisamos da ajuda da população, da família e da sociedade para criar uma cultura de responsabilidade. Só assim vamos vencer essa guerra", afirmou.

O atendimento aos motociclistas continua nesta quarta-feira (14), das 8h às 16h, no mesmo local. Todos os participantes recebem material informativo, brindes e lanche.

Karol Santos - Portal SGC



NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas