Esporte

CBF indica chegada do impedimento semiautomático em 2026; entenda

Entidade avisou aos clubes envolvidos no Campeonato Brasileiro que a medida chegará no ano que vem


Imagem de Capa

CBF indica chegada do impedimento semiautomático em 2026; entenda

Divulgação/ CBF

PUBLICIDADE

As séries A e B do Campeonato Brasileiro contarão com o mecanismo do impedimento semiautomático em 2026.

Pelo menos foi o que indicou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em contato recente com os clubes envolvidos. Rodrigo Cintra, chefe da comissão de arbitragem, foi o responsável por passar a informação, publicada primeiro pelo UOL.

A reportagem da CNN apurou que, como o Brasileirão vai até dezembro neste ano, é provável que os primeiros testes aconteçam já nesta edição. Apesar disso, nem todos os estádios contam com a estrutura para receber o impedimento semiautomático no árbitro de vídeo.

Os custos da implementação também aparecem como um problema. A Federação Paulista de Futebol (FPF) utilizou o impedimento semiautomático na final do Estadual deste ano, entre Corinthians e Palmeiras, e relatou que os valores giram em torno de R$ 1 milhão.

A CBF, por sua vez, pensa que precisará pagar cerca de R$ 100 mil para instalar a tecnologia em cada estádio que recebe partidas das séries A e B. Ao todo, são 12 câmeras especiais para determinar a posição exata dos atletas.

Apesar dos custos, o presidente Samir Xaud é visto como o principal entusiasta da mudança. Uma fonte revelou à CNN que "é melhor gastar mais e não correr riscos com polêmicas".

Popularizado na Copa do Mundo de 2022, o impedimento semiautomático já ganhou forma na Europa, com ligas como a Premier League e a Champions o utilizando em todas as suas partidas.


cnnbrasil

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte