Reprodução
A justiça de Rondônia marcou para março de 2026 uma audiência contra pastor Antônio Muniz, que aparece em vídeo depredando um centro de Umbanda em São Francisco do Guaporé, interior de Rondônia.
A audiência está marcada para o dia 5 de março de 2026, às 10:30, na Vara Única de São Francisco do Guaporé, conforme o despacho assinado pela Juíza Mariana Pinheiro de Macedo Corrêa.
O caso tramita como termo circunstanciado, e a magistrada decidiu manter a data por não haver novos requerimentos.
O caso
As imagens que estão na origem da audiência foram divulgadas nas redes sociais e mostram o pastor Antonio Muniz invadindo o centro de Umbanda e depredando o imóvel. O vídeo foi publicado pelo portal no dia 18 de dezembro.
No vídeo, Antônio aparece dentro de uma sala com uma Bíblia em mãos. Ele então começa a dizer "Em nome do Senhor Jesus, eu creio no meu Deus do céu que opera milagre e, segundo minha palavra, esse centro espírita vai fechar", e então passa a golpear as imagens presentes no altar com a Bíblia em mãos.
Alécio Pereira dos Santos, o pai de santo responsável pela casa, chamou a Polícia Militar para evitar um confronto. A polícia chegou ao local, fez a abordagem e conduziu Antônio à delegacia.
Segundo o boletim de ocorrência, o caso foi enquadrado, em análise preliminar, como possível prática de intolerância religiosa, invasão de domicílio e dano ao patrimônio.
O portal entrou em contato com o pastor Antonio Muniz para que ele se manifestasse sobre a audiência marcada para 2026. O pastor não quis se manifestar.

Procurado pela reportagem, o pai Alessio, responsável pelo centro de Umbanda, afirmou: "Eu só quero justiça. Que a Justiça seja feita.".
Portal SGC