Rondônia

MP-RO solicita ampliação de leitos para evitar superlotação no Heuro em Cacoal

Ação solicita a ampliação de leitos e a criação de planos emergenciais para evitar a superlotação e o alojamento inadequado de pacientes


Imagem de Capa

Foto: Governo de RO/Reprodução

PUBLICIDADE

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO), ingressou com uma ação civil pública para que o Estado de Rondônia, promova melhorias estruturais no Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal (Heuro), que atende pacientes de 32 municípios do estado. A ação busca a ampliação de leitos e a implementação de planos emergenciais para evitar a superlotação e o alojamento inadequado de pacientes e acompanhantes nos corredores da unidade hospitalar.

O MP-RO destaca que o problema é crônico e resulta em atrasos na avaliação e tratamento dos pacientes, prolongando o tempo de internação e aumentando os riscos de complicações e mortalidade.

Entre as medidas solicitadas na ação civil pública estão:

• Aumento da capacidade de leitos disponíveis;

• Melhoria na organização do fluxo de atendimento.

O MP-RO adverte que, caso as questões não sejam resolvidas, deverá ser providenciada a transferência imediata de pacientes para outros hospitais da rede pública ou privada que tenham leitos disponíveis. A sobrecarga do sistema de saúde agrava-se, comprometendo sua sustentabilidade e o uso eficiente dos recursos disponíveis.


Redação SGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia