Rondônia

JI-PARANÁ: Rio Machado se aproxima dos 10 metros na região central

"A partir dos 10,30cm diversos pontos da cidade podem ficar alagados"


Imagem de Capa

Rio Machado cheio na região de Ji-Paraná

J Nogueira

PUBLICIDADE


O nível do Rio Machado na região central do Estado se aproxima da sua cota máxima aceitável que é de 10,30cm. A partir desse nível, a água começa a invadir pontos considerados baixos do município de Ji-Paraná. Nesta segunda-feira (16/1/25), a régua registrou 9,92cm, considerado pelas autoridades como sinal de alerta.

Em Ji-Paraná, no período do inverno amazônico, sempre que o Machado transborda, diversas famílias ficam prejudicadas em alguns bairros como parte do Primavera, Dom Bosco, Duque de Caxias, Casa Preta, Urupá, São Francisco e do centro do primeiro distrito. Algumas delas precisam sair dos imóveis e procuram abrigo na casa de familiares e apoio da Defesa Civil local. O Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec) é formado pelas secretarias de Assistência Social e Família (Semasf), Educação, Saúde, Esportes, Obras e do Corpo de Bombeiros. A coordenação do Comdec é da servidora Meire Zanetim.

Elevação da água do Machado, neste município está tendo uma alta considerável desde o início da semana. Na segunda-feira, a régua marcou 9,08, depois chegou aos 9,18; 9,36 e nesta quinta em 9,92 no início da manhã. A cheia do Machado, em caso de alagamentos, além de prejudicar famílias, também prejudica a pesca na região, segundo o presidente, Manuel Messias.


Jota Nogueira/ Portal SGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia