Foto: Portal SGC
A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) firmou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o objetivo de beneficiar diretamente os agricultores familiares do estado. Com a parceria, os técnicos da Emater passam a estar oficialmente habilitados a orientar e formalizar processos e requerimentos para acesso aos benefícios da previdência social.
Em entrevista ao Podcast SGC, realizada nesta quinta-feira (8), os jornalistas Eduardo Kopanakis e Jean Carla Costa conversaram com a extensionista social da Emater, Aldenora Cristina Vaz Lustosa, que explicou como a cooperação funcionará na prática. Segundo ela, o acordo representa um avanço significativo no atendimento ao homem e à mulher do campo. De acordo com Luciano Brandão, presidente da Emater-RO e também da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), a iniciativa é pioneira e poderá servir de modelo para parcerias semelhantes em outros estados brasileiros.
A cooperação técnica formaliza um serviço que, na prática, já era prestado voluntariamente por extensionistas sociais e rurais da Emater-RO. Esses profissionais, há anos, auxiliam agricultores familiares a acessarem benefícios assistenciais da previdência social. Muitos produtores, por falta de informação ou recursos financeiros, acabavam não recebendo os direitos a que tinham acesso ou arcavam com altos custos para contratar profissionais liberais para preparar a documentação necessária.
Confira a entrevista:
Portal SGC