Rondônia

Lançamento do Movimento Caminhada Esperança no Vale do Jamari

O ex-senador Acir Gurgacz reforçou a importância da coerência política e da palavra cumprida


Imagem de Capa

Reprodução

PUBLICIDADE

O Movimento Caminhada Esperança realizou no sábado (16/08), em Ariquemes, o lançamento regional no Vale do Jamari, reunindo mais de 400 pessoas vindas de todos os municípios da região. Militantes, simpatizantes, dirigentes de organizações sociais, empresariais e de trabalhadores, além de prefeitos e vereadores, marcaram presença no ato político que mostrou a força da unidade progressista em Rondônia.

Criado inicialmente com oito partidos políticos — PT, PDT, PCdoB, PV, PSB, MDB, Rede e PSOL — o movimento já conta hoje também com a adesão do Cidadania, ampliando para nove partidos em defesa de um projeto coletivo para Rondônia.


Princípios defendidos

O Caminhada Esperança é guiado por princípios claros:

  •  Defesa da democracia e combate ao extremismo;
  •  Agro responsável, que gera emprego e respeita o meio ambiente;
  •  Fortalecimento da agricultura familiar como base da economia de Rondônia;
  •  Valorização da educação e dos professores;
  •  Políticas públicas inclusivas para trabalhadores, juventude e mulheres;
  •  Transparência na gestão pública e combate às fake news.

Fala dos líderes

O senador Confúcio Moura destacou que Rondônia precisa recuperar o protagonismo político com lideranças equilibradas e comprometidas:

"Não podemos entregar o Estado para gente sem história, que ganha eleição com raiva e fake news. O Caminhada Esperança é para todos que queiram bem a Rondônia, de diferentes espectros políticos, mas sem extremismos. Precisamos levantar a cabeça e encarar essa luta com coragem."

O ex-senador Acir Gurgacz reforçou a importância da coerência política e da palavra cumprida:

"Política se faz com coerência. Há 25 anos caminho ao lado de companheiros que defendem Rondônia. Em 2010, quando disputei com Confúcio, cumprimos o combinado: ele foi candidato e nós indicamos o vice. Tivemos um governo vitorioso. É essa coerência que queremos levar adiante na Caminhada Esperança."

Próximos passos

O movimento, que teve início em Porto Velho, percorrerá todas as regiões do estado. O próximo grande ato já está marcado para a regional de Ji-Paraná, no dia 4 de outubro.

O evento em Ariquemes foi avaliado como extremamente positivo. Um conjunto de ações foi definido até o final de 2025, e os militantes saíram revigorados com a disposição de ampliar o diálogo com a população nos municípios.

Entre os objetivos centrais, ficou clara a necessidade de reeleger o presidente Lula em 2026, construir candidaturas fortes ao governo e ao senado e preparar nominatas competitivas para Deputado estadual e federal, capazes de defender as pautas populares e o desenvolvimento sustentável do estado.

Assessoria

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia