Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO
Após um longo processo de elaboração e adaptação à nova legislação educacional, o curso de graduação a distância (EAD) em Turismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foi aprovado em todas as instâncias da instituição. Serão disponibilizadas 150 vagas, formando turmas únicas até a conclusão da graduação.
O projeto político-pedagógico do curso é apoiado pela Reitoria da UNIR e foi aprovado por edital. As vagas serão ofereidas exclusivamente em três polos de apoio presencial, que ainda serão divulgados.
Para o primeiro ano de funcionamento, a universidade lançará um edital em setembro para a contratação de tutores e professores. Segundo Sandra Garcia, coordenadora do novo curso, a seleção desses profissionais seguirá rigorosamente os quesitos e requisitos necessários dentro da universidade.
O professor Flávio Filho, que faz parte da equipe nomeada pela UNIR para o projeto, destacou a importância da iniciativa. Ele afirmou que o curso é fundamental para o crescimento dos negócios e do setor de turismo de Rondônia.
A necessidade de formação de profissionais na área era antiga, já que a última turma de Turismo formada na região foi há mais de dez anos. Com a modalidade EAD, onde 80% das aulas serão online, surge a oportunidade de participação de alunos residentes em cidades vizinhas aos polos.
A entrada dos alunos está prevista para o primeiro semestre de 2026. A seleção será realizada por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O início das aulas está marcado para fevereiro daquele mesmo ano.
Portal SGC