Este 200 brigadistas foram contratados pelo Governo do Estado
Ilustrativa
"Só conseguiremos êxito se contar com o apoio de pessoas, denunciando cada vez mais os autores de queimadas ilegais". Esse comentário foi do comandante do Corpo de Bombeiros, em Ji-Paraná, Tenente Coronel BM Anessandre Costa na manhã desta terça-feira (2) pouco depois da instituição receber uma Moção de Aplausos do Poder Legislativo (Câmara de Vereadores).
Verde Rondônia
De acordo com o comandante, para não se repetir a mesma situação registrada no mesmo período do ano passado, quando diversos eventos, incluindo as festividades da Semana da Pátria, foram canceladas, o Governo do Estado através do Corpo de Bombeiros neste ano iniciou mais cedo à deflagração da operação ‘Verde Rondônia’, com a primeira fase sendo de forma preventiva desencadeada já no mês de abril. "Fomos com as nossas equipes tanto na área urbana quanto rural, orientando sobre os perigos que representam as queimadas ilegais", afirmou.
Brigadistas
Outro importante reforço, neste ano, relatado pelo o comandante do 2º GBM, foi à formação de brigadistas civis para atender todos os 52 municípios do Estado. Foram criadas 15 bases descentralizadas, em localidades que ainda não contam com quartel do Corpo de Bombeiros. "Na última semana chegaram os brigadistas civis para reforçar as nossas ações. No total 200 brigadistas foram contratados", enfatizou.
Orientação
Anessandre Costa pediu às pessoas que não pratiquem queimadas de forma errada, tendo ele alertado que queimada é crime. "Se flagrar denuncie. Não precisa ter medo, principalmente quando o autor não tem terreno ou propriedade rural ", disse. As denúncias contra queimadas ilegais podem ser feitas através da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193), Polícia Civil, Polícia Ambiental e até mesmo no Ministério Público.