Rondônia

SGC TV: Ji-Paraná amplia programa de castração gratuita para cães e gatos

Iniciativa atende famílias de baixa renda e busca reduzir população de animais de rua


Imagem de Capa

Reprodução/SGC

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (SEMPBA) oferece castração gratuita de cães e gatos em Ji-Paraná (RO), voltada às famílias de baixa renda. O programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família, com o objetivo de controlar a população de animais domésticos e comunitários, além de contribuir para a saúde pública. Segundo o secretário da SEMPBA, Áquila Quenupe, mais de mil animais já foram castrados em 2025.

"Nós temos a castração gratuita do qual nós mencionamos, onde nós castramos mais de mil animais só este ano. Que resulta numa redução de mais de 15 mil animais, porque uma cadela tem em média de 8 a 10 animais por ano, ou por gestação, pois ela pode ter mais de uma gestação por ano. Então nós temos um programa no qual a gente castra os animais de rua, também os animais comunitários, que estão na rua, mas também têm pessoas cuidando. E sempre que recebemos informações de animais agressivos, nós vamos averiguar se é aquilo mesmo. E se sim, nós recolhemos", explicou Áquila Quenupe, secretário da SEMPBA.

A secretária municipal de Assistência Social e Família, Sirlene Muniz, ressaltou que a iniciativa tem foco em famílias vulneráveis. "Quando nós fomos procurados pela Secretaria do Bem-Estar Animal, foi justamente por isso. Aonde temos a maior concentração desses animais é com famílias vulneráveis, é na periferia. Porque eles não têm acesso a uma vacinação, a uma periodicidade para levar seu animalzinho de estimação numa consulta médica. Então ocorreu um excesso de população. Foi essa a justificativa da secretaria quando nos procurou, quando demonstrou interesse que nós fizéssemos essa parceria para que eles pudessem levar esse serviço de qualidade para os nossos assistidos da Secretaria de Assistência Social e Família", contou.

De acordo com a diretora de Proteção Básica, Lidiane Tanazildo, o cadastramento é requisito para ter acesso à castração. "A população pode procurar os quatro CRAS que nós temos em Ji-Paraná. Então, você que não tem seu Cadastro Único tem que levar seus documentos pessoais, seu e da sua família. Você vai fazer o cadastro. Para quem já está, precisa ser atualizado. É um critério o cadastramento para a castração, para ter a ficha da secretaria que é padrão, para preencher com todos os dados, quantos animais tem, qual bairro que mora, e aí vamos anexar a folha resumo do Cadastro Único e a secretaria vai fazer contato com as famílias através desses dados", disse.

Lidiane reforçou que o serviço é prioridade para famílias de baixa renda. "Para você que está nos assistindo, pode procurar nossos centros de referência de Ji-Paraná. Se você tem um animal e não tem condições de pagar a castração, porque o cadastramento é para selecionar as famílias de baixa renda. Essas são as prioridades da castração, então você pode procurar com seus documentos pessoais para preencher a ficha que a nossa equipe do CRAS está à disposição", afirmou.

Para Sirlene Muniz, o programa garante dignidade às famílias atendidas. "A Secretaria Municipal de Assistência Social tem um objetivo, é atender as nossas famílias que dependem do Cadastro Único, e nós não podemos tirar delas esse direito de ter um animal de estimação. E a gente sabe que não é barato você manter um animalzinho", destacou.


Portal SGC

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia