Foto: Reprodução
Nesta segunda-feira (13), três pacientes que testaram positivo para Covid-19 foram transferidos para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Porto Velho, Rondônia. Após atendimento inicial na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Adelino, os pacientes precisaram ser levados de ambulância ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).
Segundo o boletim semanal InfoGripe, elaborado pela Fiocruz, Porto Velho está entre as capitais que apresentaram aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A condição pode ser causada por diferentes vírus respiratórios, como o rinovírus e o Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19.
O avanço da doença tem afetado principalmente idosos não vacinados. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) destacou que a imunização é a principal medida para prevenir formas graves da Covid-19, que já causou dois óbitos na capital nos primeiros dias de 2025.
Testagem e vacinação gratuitas
Para combater o avanço dos casos, a rede municipal disponibiliza unidades estratégicas para testagem e vacinação. Quem apresentar sintomas como tosse, febre, dor de garganta, perda de olfato ou paladar, entre outros, deve realizar o exame. É necessário apresentar o cartão do SUS e um documento com foto.
A vacinação contra a Covid-19 está disponível em 20 unidades de saúde da cidade, com horários flexíveis para atender a população. Confira os locais:
Principais pontos de vacinação em Porto Velho:
Unidade de Saúde Pedacinho de Chão: Av. Tiradentes, 3420, Embratel - 8h às 18h.
Unidade de Saúde Agenor de Carvalho: Rua 10, s/n, Agenor de Carvalho - 8h às 18h.
Espaço da Saúde: Porto Velho Shopping, Av. Rio Madeira, Embratel - 10h às 22h (segunda a sábado) e 12h às 22h (domingo).
Outras unidades espalhadas pela cidade oferecem o serviço. A lista completa está disponível nos canais da Semusa.
Com o aumento das internações e a circulação de doenças respiratórias, as autoridades reforçam o chamado para que a população busque a vacinação, fundamental para conter a Covid-19.
Portal SGC