OAB Nacional para a gestão 2025-2028
Divulgação
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, tomou posse nesta segunda-feira (17/3) para seu segundo mandato à frente da instituição. Em cerimônia realizada em Brasília, ele reafirmou o compromisso com a defesa das prerrogativas da advocacia e destacou as conquistas recentes da entidade junto aos tribunais superiores e ao Congresso Nacional.
Simonetti celebrou avanços como a garantia do respeito ao Código de Processo Civil na fixação de honorários e a sanção da lei que isenta a antecipação de custas para a execução desses valores. Além disso, enfatizou a importância da OAB na preservação do Estado Democrático de Direito, em um momento simbólico que marca os 40 anos da redemocratização do Brasil.
Estado de Direito e compromisso democrático
O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou a grandeza da OAB e a importância de sua atuação na defesa da democracia, da justiça e dos direitos humanos. "A vocês que assumem a nobre função de liderar esta instituição, desejo sabedoria, coragem e determinação para seguir defendendo os valores que nos unem como brasileiros", afirmou.
Lula ressaltou ainda que, no atual momento de reconstrução democrática, a OAB tem a missão de apontar caminhos para um país mais justo, soberano e igualitário. "Precisamos unir forças para enfrentar os desafios nacionais, como o aprimoramento do Sistema de Justiça, a defesa da democracia e da soberania constitucional", conclamou.
Autoridades prestigiam posse
A solenidade reuniu diversas autoridades do meio jurídico e político, entre elas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso; o ministro do STF Dias Toffoli; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Amazonas, Wilson Lima.
Também estiveram presentes representantes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Advocacia-Geral da União (AGU), além de presidentes de seccionais da OAB, ex-conselheiros federais, magistrados, parlamentares, procuradores e demais convidados.
Gestão 2025-2028
Reeleito em 31 de janeiro com 100% dos votos, Simonetti continuará à frente da OAB até 2028, dando continuidade ao trabalho iniciado em sua gestão anterior. Ele se tornou o primeiro presidente reeleito da Ordem desde a redemocratização do Brasil.
A nova diretoria da OAB Nacional para o triênio 2025-2028 é composta por:
Beto Simonetti (AM) - Presidente
Felipe Sarmento (AL) - Vice-presidente
Rose Morais (SE) - Secretária-geral
Christina Cordeiro (ES) - Secretária-geral adjunta
Délio Lins e Silva Júnior (DF) - Diretor-tesoureiro
Além da diretoria, tomaram posse os 162 conselheiros federais da OAB, que atuarão em defesa da advocacia e do fortalecimento das instituições democráticas no Brasil.
Karol Santos - Portal SGC