UEA - DIVULGAÇÃO
Chegando à sua 4ª edição, o projeto Parintins Galeria Cidade Aberta se consolida como uma das maiores iniciativas de arte urbana do Amazonas. Neste ano, o evento conta pela primeira vez com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), ampliando ainda mais seu alcance e relevância cultural.
Promovido pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o projeto ocorre entre os dias 6 e 8 de maio, com uma intensa programação de debates sobre cultura e expressão artística parintinense. A proposta é expandir o circuito cultural em torno do tradicional Festival de Parintins, incluindo a população local na construção de um espaço de diálogo e criação.
O evento contará com a participação de 85 artistas, e a expectativa é de que mais de 8 mil metros quadrados sejam pintados com temas ligados à cultura e à natureza amazônica, tornando esta edição a maior já realizada.
Segundo Diego Omar, curador do projeto desde 2022 e professor da UEA, a iniciativa tem ganhado força como espaço de reflexão e troca com o público. "Muitas vezes, os artistas recebem feedbacks diretamente das pessoas nas ruas, o que torna a experiência ainda mais rica", comenta.
A programação começou no dia 6 de maio, com o painel "O Liceu de Artes como promotor de artes e cidadania", no Liceu de Artes Claudio Santoro - Unidade Parintins. No dia 7 de maio, o ciclo seguiu com o tema "De Parintins para o mundo ver", no Centro de Estudos Superiores de Parintins - UEA. O encerramento ocorre em 8 de maio, às 9h, com o painel "Nem só de boi é feita a arte parintinense", na Escola Estadual Senador João Bosco.
Desde sua criação em 2022, o Galeria Cidade Aberta já produziu 45 murais, trazendo à tona narrativas visuais que valorizam a identidade amazônica e transformam as ruas de Parintins em uma verdadeira galeria a céu aberto.
Karol Santos - Portal SGC