Divulgação / PF
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação AVGAS, com o objetivo de desmontar um esquema criminoso de fornecimento e transporte ilegal de combustível de aviação usado para apoiar o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
De acordo com as investigações, pilotos, empresários e outros envolvidos com a mineração ilegal adquiriram e distribuíram grandes quantidades de AVGAS, combustível específico para aeronaves, para abastecer helicópteros e aviões utilizados no suporte logístico às atividades de garimpo.
Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, sendo dois deles em São Paulo, além da determinação de bloqueio de valores e sequestro de bens no total de R$ 16 milhões.
Os suspeitos poderão ser indiciados pelos crimes de associação criminosa, comércio irregular de combustível, usurpação de bens da União, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
A ação faz parte dos esforços de combate à degradação ambiental e às violações de direitos em áreas indígenas protegidas, como a Terra Yanomami, constantemente ameaçada pelo avanço do garimpo ilegal.
Karol Santos - Portal SGC