O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi celebrada neste domingo (21) pela diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ji-Paraná. A data foi criada oficialmente no ano de 2005 através da aprovação de da Lei (11.133) e, segundo a gestora da instituição Maria José, a celebração desta data representa um marco na luta por direitos, visibilidade, inclusão e respeito à diversidade humana.
A data foi lembrada na sexta-feira (19) com um PIT STOP com a participação dos Alunos da APAE com a entrega de panfletos para condutores e pedestres. Neste ano, de acordo com a diretora, a pauta da pessoa com deficiência ganhou ainda mais força com a inclusão dessa temática em uma agenda transversal do Governo Federal.
Desde o início deste ano, todos os ministérios e instituições federais passaram a considerar, em suas políticas e ações, as necessidades e os direitos das pessoas com deficiência. Essa abordagem integrada reconhece que a inclusão não é responsabilidade de um único setor, mas sim um compromisso coletivo com a equidade.
O Dia Nacional de Luta é uma oportunidade para refletirmos sobre os avanços conquistados, os desafios ainda enfrentados e, principalmente, para reafirmarmos nosso compromisso com uma sociedade mais acessível, justa e igualitária para todos. "Todos nós acreditamos que com todas essas ações, envolvendo a nossa sociadede, estaremos cada vez mais coemorando grandes conquistas sociais", comentou Maria José.
J Nogueira/PortalSGC