Foto: Reprodução
A cárie é uma das doenças bucais mais comuns. O problema é causado por bactérias que se reproduzem e liberam ácido na superfície dos dentes, gerando os famosos buraquinhos — a principal causa do quadro é a higiene bucal incorreta.
Porém, alguns alimentos podem potencializar o surgimento das cáries, seja por estimularem o crescimento das bactérias ou por enfraquecerem as barreiras naturais que protegem os dentes.
A dentista Gabriella de Castro Quirino, avaliadora e protesista na Clínica Aria, em Brasília, elaborou uma lista com os quatro grupos principais de alimentos cariogênicos, ou seja, que aumentam as chances de se ter cárie.
"A ingestão destas comidas e bebidas associadas a uma falta de higienização ou a uma limpeza bucal ineficiente pode contribuir para o processo de formação das cáries", explica Gabriella.
1. Açúcares
Você ama doces? Infelizmente, as bactérias da sua boca também. "Alimentos ricos em açúcar, como doces, chocolates e balinhas são especialmente perigosos", exemplifica a dentista. O açúcar facilita a reprodução das bactérias e aumenta, por consequência, a produção dos ácidos que destroem o esmalte do dente.
2. Carboidratos
Tecnicamente, pão, bolo e macarrão também são alimentos ricos em açúcar — eles são cheios de carboidratos, que são quebrados em glicose quando são digeridos. "Estes alimentos têm muito amido, aumentando a concentração de bactérias e criando o ambiente adocicado que elas gostam", afirma Gabriella.
3. Álcool e café
Estas bebidas agem de duas formas: primeiro enfraquecem o esmalte dos dentes, depois, diminuem a produção de saliva. A boca mais seca acaba tendo um acúmulo maior de restos de alimentos, o que leva a uma chance maior de desenvolver cáries.
4. Alimentos pegajosos
Algumas comidas se grudam nas reentrâncias dos dentes com maior facilidade: é o caso de vários doces, massas e até batatas fritas, por exemplo. "A combinação de excesso de açúcar e consistência pegajosa é a que mais aumenta o risco", alerta a dentista. O cuidado deve ser dobrado, portanto, com balinhas de goma e brigadeiros.
Para evitar a formação das cáries, Gabriella recomenda manter uma alimentação saudável além de bons hábitos de higiene bucal. "É preciso escovar os dentes todos os dias e visitar o dentista regularmente para evitar a necessidade de uma obturação no futuro", conclui a especialista.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Metrópoles