Foto: Reprodução
Esta quinta-feira (21/9) é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer (21/09). A data serve para a conscientização dos sinais da doença que atinge 50 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Alzheimer’s Disease International (ADI). De acordo com a organização, esse número pode chegar a 131,5 milhões em 2050, devido ao envelhecimento da população.
"As causas da doença não são 100% conhecidas e há um componente genético importante nas chances de desenvolver a doença", explica a endocrinologista Alessandra Rascovski, idealizadora da iniciativa ‘Cérebro em Ação’.
Porém, segundo ela, já se sabe que a adoção de certos hábitos ao longo da vida e o acompanhamento de índices de saúde influenciam, em muito, o aparecimento da doença.
Fatores de risco para o Alzheimer
• Hipertensão. Manter a pressão arterial controlada é fundamental e é considerado um dos mais importantes fatores para prevenir a doença.
• Estilo de vida. Controlar o peso e manter um estilo saudável, com a prática de exercícios físicos, não fumar e consumir bebida de forma moderada, são fundamentais.
• Educação. O nível de escolaridade é considerado o principal fator para a doença. Isso porque o estímulo ao cérebro e o aprendizado são ferramentas fundamentais para a saúde do órgão.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Metrópoles