As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortes em Rondônia. No último ano, o estado registrou mais de 2 mil óbitos relacionados a problemas no coração e na circulação. Desse total, 970 foram provocados por infarto agudo do miocárdio.
Outro fator que chama a atenção dos especialistas é o aumento de casos entre pessoas com menos de 40 anos, cenário que reforça a necessidade de prevenção e de mudanças nos hábitos de vida.
O aposentado Ilário de Brito conhece de perto os desafios impostos pelos problemas de saúde. Ele conta que convive com diabetes, colesterol alto, problemas de visão, sequelas da chikungunya e também enfrenta problemas cardíacos.
Assim como seu Ilário, milhares de rondonienses convivem com doenças que aumentam o risco de complicações cardiovasculares. Entre os principais fatores estão diabetes, hipertensão, colesterol elevado, sedentarismo, alimentação inadequada e tabagismo.
Em Porto Velho, é comum encontrar pessoas praticando atividades físicas no Parque Circuito e no Espaço Alternativo. A prática regular de exercícios é apontada por especialistas como uma das formas mais eficazes de reduzir o risco de doenças do coração e melhorar a qualidade de vida.
O aposentado Elivande Vieira mantém uma rotina de caminhadas e também frequenta a academia. Segundo ele, a atividade física contribui para manter a saúde em dia.
Quem também investe na prevenção é a aposentada Neuzamar. Além de praticar exercícios regularmente, ela realiza consultas médicas periódicas e mantém uma alimentação equilibrada. Para ela, esses cuidados fazem parte da rotina para preservar a saúde e o bem-estar.
Especialistas destacam que medidas simples, como praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável, controlar doenças como diabetes e hipertensão e realizar acompanhamento médico regular, podem reduzir significativamente o risco de infarto e de outras doenças cardiovasculares, contribuindo para uma vida mais longa e saudável.
Pedro Silva - Portal SGC