Reprodução
O ator e apresentador Luciano Szafir, 55, usou as redes sociais nesta quarta-feira (26) para revelar que usa cannabis medicinal para tratar sequelas após ter tido um caso grave de Covid-19. No vídeo publicado, ele contou que deixou de tomar um remédio de tarja preta após um mês de uso da cannabis.
"Há alguns anos, quase 10, leio sobre cannabis e pesquisas de canabidiol. Sempre fui um curioso. Hoje, pelo que me consta, são mais de 1800 produtos feitos de cannabis. Também é muito polêmico. O pessoal fala que cannabis é droga. Se você considerar que remédio é droga, é droga", começou Szafir.
O pai de Sasha, 25, acrescentou dizendo que cannabis também é indicado para "alzheimer, autismo de grau elevado, Parkinson, e outras doenças". De fato, à CNN, a Dra. Carolina Nocetti, referência em cannabis, no Brasil, revelou que há "evidências conclusivas no alívio de sintomas de condições como: dor, epilepsias raras e refratarias, espasticidade (rigidez muscular) da esclerosa múltipla e náuseas ou vômitos causados por uso de quimioterápicos".
A médica afirmou que também existem evidências limitadas ou moderadas em outras condições de saúde. "Observamos alívio de sintomas na prática clínica: ansiedade, insônia Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, autismo, psoríase, câncer (náusea/vomito) e fibromialgia. Com dez anos de atuação clínica, são mais de 8 mil pacientes tratados, com resultados expressivamente positivos", disse.
O ator seguiu falando sobre as atuais sequelas e como a cannabis tem ajudado. Ele relembrou que, devido às complicações da Covid-19, passou 145 dias no hospital, entre idas e vindas.
"Fiquei com algumas sequelas, mas a maior delas foi… assim que saí, precisei de psicólogo, psiquiatra, remédio, antidepressivo, tudo isso fui largando, mas não consegui largar remédio de tarja preta para dormir. São dois, por sinal", disse.
"Comecei o tratamento com cannabis há cerca de um mês, até um pouco antes, mas com regularidade há um mês… e já larguei um remédio e diminuí muito a dose do outro".
Luciano Szafir ressaltou, no entanto, a importância de procurar orientação médica. "É claro, tem que passar por um médico de confiança de vocês. […] E é isso, gente! Vou sempre falando um pouquinho porque estou achando bem interessante, estou estudando bastante e está me fazendo bem. É isso! Beijo!", concluiu.
O ator teve complicações intestinais após uma perfuração no órgão durante tratamento de uma embolia pulmonar, provocada por uma reinfecção de covid-19.
Em junho de 2021, ele chegou a ficar um mês internado por complicações da doença infecciosa e teve de fazer cirurgia para retirada de hematoma e de uma parte do cólon.
Szafir contraiu o novo coronavírus três vezes, a última em janeiro de 2022, e chegou a ficar Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.
Confira a publicação:
Agência Brasil